09 February 2012

APEDEMA se reúne com Secretário Executivo do CDES: Marcelo Danéris

APEDEMA se reúne com Secretário Executivo do CDES: Marcelo Danéris
O Secretário Executivo do CDES, Marcelo Danéris, recebeu na manhã dessa quarta-feira, dia 08/2/2012, às 9h, na sala do CDES, em Porto Alegre, uma representação da APEDEMA/RS que lhe entregou documentos referente as posições das ONGs afiliadas à APEDEMA no RS, tais como Manifesto do 28º Encontro Estadual de Entidades Ecológicas, Visão Geral da APEDEMA/RS, com dados sobre sua fundação, composição e objetivos, o documento produzido pela APEDEMA/RS em relação ao uso do Carvão como recurso energético e um documento com solicitação de informações sobre as atribuições, trocas e,ou, manutenções de vagas no Conselhão, bem como, proposta de reunião com o Governador Tarso Genro visando ampliar a participação ambientalista no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado. 

A APEDEMA argumentou que a composição atual do Conselho precisa atender a um número maior de ambientalistas para que as causas específicas da área sejam fomentadas e fortalecidas dentro das Câmaras e, por conseqüência, junto ao Governador do Estado.

Jaguarí

Paulo Brack (INGÁ) destacou a questão de obras de infra-estrutura que muitas vezes geram problemas ambientais, comentando o caso das hidrelétricas, em especial, as dos rios Uruguai, Jaguari e Taquarembó, como exemplos de casos graves que estão acontecendo e que uma presença maior do Estado, inclusive no âmbito do CDES, poderia evitar que as ONGs judicializassem questões ambientais.

Taquarembó

Danéris agradeceu a valorização que a APEDEMA deu ao CDES, dizendo que isso era importante, já que o Conselho estava ainda em seus passos iniciais, e que fortalecia a idéia do Diálogo. Citou a participação, a sustentabilidade e o desenvolvimento como pontos importantes para o Governo Tarso e que esse processo de discussão com a Sociedade Civil, aberto pelo CDES, é uma das formas de atingir esses objetivos e que uma reunião com o Governador pode ser agenda sem problemas. Disse que o CDES gaúcho é baseado essencialmente no CDES brasileiro, no qual constam 90 vagas. Assim, a ampliação do número de vagas, embora seja uma demanda recorrente, não pode ser atendida nesse momento, já que o CDES é criado por lei. Entretanto, sugeriu e convidou que as ONGs afiliadas, assim como a população em geral, participem das reuniões das Câmaras e dos Diálogos promovidos pelo CDES no RS. Sobre a vaga já disponibilizada para a APEDEMA, atualmente na responsabilidade de Fernando Costa Campos (NAT), o Secretário disse que pode haver mudança, mas apenas se houver consenso entre o Conselheiro, seu sucessor e a entidade que o indicou. Ressaltou que o mandato de cada Conselheiro é de 2 anos. Maiores encaminhamentos sobre tema serão dados em reunião geral da APEDEMA. 

Participaram da reunião: Fernando Costa (NAT), Cíntia Barenho (CEA), Felipe Amaral (Biofilia), Paulo Brack (INGÁ), Ana Carolina M.Silva (ASPAN) e Claudio Wurlitzer (APNVG), representando a APEDEMA/RS, ainda, o Secretário Marcelo Danéris e a assessora especial do CDES, Maria Eunice de Andrade Araújo. 

Leia entrevista de Paulo Brack sobre barragens clicando aqui. 

Leia entrevista de Marcelo Danéris sobre o CDES/RS no SUL21.

Fonte: Blog da APEDeMA/RS/via e-mail

No comments: