21 July 2013

Coordenação da APEDeMA em reunião na Assembleia Legislativa/RS

Coordenação da APEDeMA em reunião na Assembleia Legislativa/RS
No sábado (20/07), a primeira reunião da nova Coordenação da Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente (APEDeMA/RS), ocorreu na Sala Maurício Cardoso, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, onde estiveram presentes 8 das 36 entidades afiliadas neste fórum das ONGs atuantes na defesa ambiental em todas as regiões do RS.
Na pauta, temas afetos a nova configuração que esta Coordenação composta pelas ONGs Biofuturo de Santa Maria, Os Verdes de Tapes e Solidariedade de Porto Alegre irá desenvolver nos anos de 2013 à 2015, visando ampliar as ações e atividades, voltando-se a interiorização dos debates, buscando diagnosticar a realidade vivida pelas ONGs no interior, com foco na mudança de atitude para enfrentar a luta ambiental diária.
Entre os planos, uma maior participação dos membros das ONGs afiliadas na APEDeMA/RS, com a criação de núcleos de debates sobre temas estratégicos, para viabilizar uma maior inserção das entidades nas decisões do coletivo sobre temas importantes, além de apoiar iniciativas e promover ações e projetos com esta intenção, a de reforçar, qualificar e dar visibilidade para as lutas locais, regionais e estaduais.
A necessidade de regularização e alteração dos Estatutos, também foi pautada, para que estes planos sejam viabilizados e possam dar condições de sustentabilidade na execução destas metas, que foram apresentadas na reunião.
Será convocada para breve, uma Assembleia Geral da APEDeMA/RS apenas com esta pauta, a de regularizar a situação estatutária e fiscal, com amplo debate que será travado com fins de melhorar a performance da entidade que hoje congrega 36 entidades, mas apenas um terço delas participa ativamente.
Este motivo, a falta de participação das demais entidades afiliadas, preocupa os atuais coordenadores, acreditando que a regionalização das reuniões da APEDeMA, irá favorecer um maior interesse destas afiliadas em participar do coletivo de ONGs do RS.
Estavam presentes na reunião as entidades GESP de Passo Fundo, Mira-Serra de São Francisco, AGAPAN de Porto Alegre, IGRÉ de Porto Alegre, Os Verdes de Tapes, Biofuturo de Santa Maria, BIOFILIA de Porto Alegre, CEA de Rio Grande e Solidariedade de Porto Alegre.
Crédito imagens: Eduino de Mattos
Fonte: REDE Os Verdes/via e-mail

1 comment:

http://ForumVital.blogspot.com said...

olá Pessoal

*PARABÉNS PELA MATÉRIA, enxuta bem clara e esclarecedora.

Eduíno de Mattos