25 November 2006

A Utopia do Capitalismo-Socialista Artigo de Outubro de 2006

A Utopia do Capitalismo-Socialista

"E ô, ô, Vida de Gado, Povo marcado, ê, Povo feliz..." Zé Ramalho - Músico

A meta de qualquer Administração Pública é gerar o Bem-estar para a sociedade. Uma sociedade chega ao nível do Bem-estar quando tem os seus problemas de saúde, previdência, educação, segurança, emprego e lazer resolvidos de forma duradoura e sustentável. Mas apenas alcança o Bem-estar a sociedade que produz a própria riqueza. No mundo, até o momento, não foi inventada outra fórmula. Uma sociedade só é rica se gerar riqueza e é pobre se não gerar riqueza.

Há três maneiras de uma cidade, estado ou país produzirem riqueza. A primeira é pela anexação de territórios e apropriação das riquezas existentes nesses territórios. A segunda maneira de gerar riqueza é a descoberta de grandes reservas minerais dentro do território, tais como prata, ouro, petróleo ou diamante.

A terceira maneira de se gerar riqueza é se agregar tecnologia aos produtos e serviços que se produz e, posteriormente, vendê-los para outras comunidades. Esta última maneira é a fórmula utilizada hoje pelos 21 países ricos do mundo. Para que uma sociedade transforme tecnologia (inteligência) em riqueza é necessário desenvolver a sabedoria em sua população.

A educação formal no modelo que é aplicado atualmente não é suficiente para resultar numa sociedade criativa, capaz de inventar, patentear, produzir e vender produtos e serviços necessários para a geração de riqueza. E o que isso tem de relação com nossa comunidade? Ou com todas as outras comunidades do entorno da Costa Doce? Será que ainda não estamos vivendo no século XVIII?

Qual é a visão de uma chegada ao mundo do desenvolvimento, se não estamos produzindo nada, além de uma exploração dos recursos naturais, que mecanizada, gera poucos empregos. Qual é nossa matriz produtiva, além do arroz, do fumo e das exóticas para a celulose, que apenas servem para lucros externos? Ou a natureza não nos deu o melhor solo, a melhor e maior lagoa, o bom clima e um ecossistema digno de vivermos em comunhão com ela?

Será que plantando legumes, hortaliças, flores, frutas, verduras, batatas, nabos, pepinos, maracujás, abobrinhas e chu-chus e dezenas de outros alimentos, não produziríamos mais riqueza e segurança alimentar, para desde à produção, até a colheita, passando pela agro-industrialização e sua posterior exportação para o mercado regional, com valores agregados, e com isso, gerando renda e emprego e abrindo o acesso ao alimento para quem não tem, para que a cidade possa adentrar em uma nova era, onde o "capitalismo" seja mais "socialista". Utopia é claro!!

Onde já se viu o "capitalismo-socialista" no mundo? O que é real, é a síntese mais clara dos motivos, por que causas estamos assim, como um todo em nosso mundo, nossa região, nossas cidades: "Política é a arte de retirar dinheiro dos ricos e de arrancar votos dos pobres, para protegê-los uns dos outros." (James Buchnan jr.), enquanto estamos sendo protegidos uns dos outros, numa sociedade totalmente desprotegida, e a mêrce de PCCs, CVs, ADAs, Anões do orçamento, PCs e Collors, Mensaleiros, Sanguessugas e toda fauna possível de corruptos e corruptores , encontramos mais questionamentos do que respostas sobre o futuro das cidades e da região rural, sobre o desenvolvimento que vai além do econômico, um desenvolvimento cultural, humano e mental para um povo que aguarda a chegada desse "Novo Mundo", utópico diriam uns, impossível diriam outros, porque assim se acabariam os feudos e os currais que os mantêm no poder,enquanto nós, o Gado, seguimos a trilha no campo.
Julio Wandam
Ambientalista
Publicado no Jornal Regional de Notícias em Outubro 2006

No comments: