06 November 2011

Eleita Nova Coordenação da APEDeMA/RS Biênio 2011/2013

ONGs presentes: CEA, NAT, UPV, ASPAN, INGA, Solidariedade, ANAMA, Fundação Mo'ã, AGAPAN, APNVG, Instituto Biofilia, IGRÉ, GESP, AIPAN, Mira-Serra, Os Verdes, Econsciência, Greenpeace, BioFuturo e Ass. Sepé Tiarajú
Eleita Nova Coordenação da APEDeMA/RS
Biênio 2011/2013
No último sábado, dia 05 de novembro de 2011, reunidos na Casa NAT, em Porto Alegre, durante a 59ª Assembléia Geral da APEDeMA/RS, os 27 ativistas ambientalistas de 18 ONGs presentes ao evento, puderam debater a realidade da situação ambiental no Estado em espaços onde estão sendo discutidas e decididas as ações e obras do desenvolvimento econômico, que em muito contribuem para a continuidade de impactos ao meio ambiente, quando são realizados sem controle e em grande parte fora das normas corretas para a proteção ambiental.
Eleita nova Coordenação, INGA - POA, ASPAN - São Borja e UPV - POA no comando do MEG (Movimento Ecológico Gaúcho).
A presença de ONGs nas esferas do CONAMA, CONSEMA e COMPAM (Porto Alegre) e outros colegiados dedicados ao controle social, são importantes e necessárias ao processo democrático, mas, existem pressões e manipulações que colocam em risco a participação efetiva destas entidades civis que representam os interesses da população, sobrepondo-se os interesses econômicos, e agora em moda 'os interesses sociais' para que obras e atividades potencialmente poluidoras ou degradantes, sejam liberadas pelos órgãos competentes, muitas vezes contrariando até mesmo posicionamento técnico.
Protegendo os Protetores
Uma situação exposta durante o Assembléia e que será devidamente atendida pela congregação de ambientalistas, são as ameaças aos ativistas da ONG BioFuturo, de Santa Maria, composta em grande parte por pequenos agricultores da colônia, ambientalistas e pessoas das comunidades, que estariam sendo ameaçadas por pessoas ligadas aos interesses políticos e econômicos da cidade.
Greenpeace Presente
Uma novidade neste evento, foi a participação de um Ativista do Greenpeace. A entidade está em campanha contra as alterações no Código Florestal, e no RS está aderindo ao Comitê em Defesa das Florestas, para barrar as ações políticas do PC do B, outros partidos e de segmentos ruralistas que querem 'esculhambar' com a legislação ambiental.
Indicação unânime
As entidades INGA (Instituto Gaucho de Estudos Ambientais) – Porto Alegre, a UPV (União pela Vida) – Porto Alegre e ASPAN (Associação São Borjense de Proteção Ambiental) – São Borja, foram indicadas, e de forma unânime aclamadas como a nova Coordenação para o biênio 2011/2013 da Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente (APEDeMA/RS).
Fonte: REDE Os Verdes/via e-mail

No comments: