12 December 2011

Montserrat deixa PV após divergências sobre coligação com PCdoB

Montserrat e ativistas Verdes em Campanha na Esquina Democrática
 Montserrat deixa PV após divergências sobre coligação com PCdoB
Por Rachel Duarte
A posição do ex-candidato ao governo gaúcho pelo Partido Verde, Montserrat Martins, em defender princípios ideológicos como critério para as coligações à Prefeitura de Porto Alegre em 2012 lhe renderam um pedido de desfiliação. O final de semana foi de encontros nos diretórios municipal e estadual do PV e dirigentes da executiva não pouparam a declaração do médico sobre o apoio ao PCdoB, da deputada federal Manuela D´Ávila. Após almoçar com a parlamentar e outras siglas na última semana, Montserrat declarou ao Sul21 que a relatoria do deputado federal Aldo Rebelo sobre o novo Código Florestal era um ponto que afastava o PV da comunista.
Ainda na sexta-feira (9), em comentários dirigidos ao site, representantes da executiva verde informaram da possível expulsão de Montserrat. Em nota oficial, autorizada pela presidente do PV-RS Marivane Alencastro, a expulsão foi legitimada no mesmo dia.
“A posição proferida pelo Montserrat Martins, não é a posição oficial do PV/RS, aliás, sequer foi discutido isso internamente. Perda de identidade o partido teve na última eleição quando se omitiu de discutir o aborto, a questão das drogas e as liberdades individuais, em virtude de um grupo sectário que entrou e para o bem do PV já saiu de nossa sigla”, diz a nota.
Segundo o documento, enviado ao Sul21, “com o aval da Presidência Nacional do Partido Verde, o partido no estado, vem estreitando relações com a deputada Manuela D’Ávila. Além de questões eleitorais, as siglas vêm discutindo os problemas da cidade, priorizando a questão ambiental, bandeira histórica do PV. Além disso, a deputada tem sido uma importante parceira do PV em municípios que temos participações nos governos, nos auxiliando com idéias e emendas parlamentares”.
Montserrat Martins rebateu em carta aberta neste domingo (11), que outras questões estratégicas estão prevalecendo dentro do PV e que por isso, o partido não tem mais sintonia com ele. “Nos últimos dias, nas tratativas para as eleições 2012, ficou claro para mim, finalmente, que não existe mais a sintonia entre este ex-candidato e a direção do partido ao qual representei em 2010. Ficou evidente que um ciclo havia se encerrado. Mais simples que aprofundar essa seara de discórdia é simplesmente, desde já, solicitar minha desfiliação”, diz na carta.
Na carta, Montserrat pediu sua desfiliação do partido e argumentou os desafios que ainda precisam ser superados na questão ambiental, que, segundo ele, deveria ser a principal preocupação do PV diante da sociedade.
Imagem: Internet
Fonte: Sul21

No comments: