18 May 2013

Os Verdes (Tapes), Solidariedade (POA) e Biofuturo (Santa Maria) assumem Coordenação da APEDeMA/RS no Biênio 2013/2015

 Os Verdes (Tapes), Solidariedade (POA) e Biofuturo (Santa Maria) assumem Coordenação da APEDeMA/RS no Biênio 2013/2015
Na manhã deste sábado, 18 de maio, em Porto Alegre, na sede da AGAPAN, a entidade mais antiga em atuação no Brasil, tendo sido fundada pelo precursor da luta ambientalista, José Lutzenberger, guia e mentor intelectual de gerações de ativistas ambientalistas, mais uma Coordenação da Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente foi eleita para a gestão 2013/2015.  
A ONG Biofuturo, coordenada pela ativista ambientalista Lori Brandt Dalla Porta, da cidade de Santa Maria, a ONG Solidariedade de Porto Alegre, representada pelo ativista socioambiental, Eduino de Mattos e pelo Movimento Os Verdes/RS, coordenado pelo ambientalista Júlio Wandam, de Tapes. As três entidades e ativistas indicados possuem perfis distintos, quando esta característica poderá favorecer um novo momento para a APEDeMA/RS.
Após os debates sobre a conjuntura ambiental no nível federal e estadual, sobre o papel da APEDeMA nos movimentos e colegiados e da falta de reconhecimento de parte de instituições de Governo, que não veem na entidade que representa e congrega 37 entidades ambientalistas uma força capaz de cooperar no desenvolvimento do Estado, para que o progresso seja pautado pelo respeito as leis e resoluções vigentes que protegem o meio ambiente e a qualidade de vida.
Há critica interna, da necessidade da APEDeMA ser reconfigurada, de uma proposta que amplie os quadros de apoio externo nas lutas socioambientais, visando o engajamento de cidadãos comuns e lideranças nas comunidades.
Buscar-se-á um novo perfil de ação, que encontrará os mesmos desafios já enfrentados por diversas outras Coordenações, mas que terá nova proposta à ser apresentada em 15 de junho de 2013 (local à ser confirmado pela nova lista de debates virtuais na Rede).
Na atual conjuntura e realidade do MEG e de sua Assembleia, a proposta terá como metas ampliar as perspectivas de novas alianças e atividades que ajudem na conscientização ambiental, na defesa do meio ambiente e na ocupação dos espaços de controle social para exercer a cidadania, com a entidade sendo um suporte e ferramenta ágil e mobilizadora em qualquer região do Estado, em apoio às entidades filiadas.
A realização do próximo Encontro Estadual das Entidades Ecologistas do RS, também será meta à ser alcançada ainda em 2013, quando serão unidos esforços para reunir o maior número de representantes das entidades filiadas e não filiadas atuantes na defesa do meio ambiente do Rio Grande do Sul.
Estavam presentes neste encontro, as entidades CEA de Pelotas/Rio Grande, AGAPAN de Porto Alegre, INGÁ de Porto Alegre, Solidariedade de Porto Alegre, Maricá de Viamão, Os Verdes de Tapes, Biofuturo de Santa Maria, IGRÉ de Porto Alegre, Biofilia de Porto Alegre, Mira-Serra de Canela/São Francisco de Paula e Fundação Moã de Santa Maria.
Fonte: REDE Os Verdes
Imagens: Eduino de Mattos

No comments: